24 de maio de 2015

4 Livros que todo mundo deveria ler na escola

Oi, gente! Sabe aqueles livros muito chatos! que toda escola nos 'obriga' a ler? Nada contra, mas se o objetivo é incentivar a leitura, estão fazendo tudo errado! Por isso eu vim indicar alguns livros que vocês provavelmente irão aprovar e que as escolas podem utilizar, por terem uma pequena lição de moral:

1- Extraordinário; R. J. Palacio

August Pullman nasceu com uma deficiência facial que, combinada com as milhares de cirurgias as quais ele se submeteu, deformou totalmente o seu rosto. Infelizmente, sua família decide que é hora de ele começar a frequentar a escola. Um livro muito sensível e tocante que mostra que as pessoas são mais do que o exterior revela. (Já tem resenha :) )
Indicação: a partir do quinto ano.

2- Os Treze Porquês; Jay Asher

Hannah Baker é uma estudante do ensino médio que decidiu se suicidar. Mas antes, grava algumas fita explicando os motivos que a levaram a tal. Clay Jensen é só mais um da imensa lista dos envolvidos nesses 'porquês'. Todos podemos ajudar, mas alguns só ajudam quando já é tarde demais. 
No entanto, algumas pessoas são muito boas em esconder seus sentimentos.
Indicação: a partir do primeiro colegial.

3- Mentirosos; E. Lockhart

Todo ano, a família Sinclair viaja a sua ilha particular, se recusando a admitir que estão em decadência. No entanto, um verão muda tudo: a neta mais velha, Cadence, sofre um acidente perturbador, do qual não se lembra de nada. Depois de dois anos, retorna à ilha para descobrir tudo sobre o acidente que deixou marcas profundas na vida da renomada e rica família Sinclair. Um livro incrivelmente impactante que mostra como a busca por riquezas materiais pode destruir todos ao seu redor.
Indicação: a partir do sétimo ano.
4- Série Os Karas; Pedro Bandeira

Para falar a verdade, eu só li o primeiro livro desta série (maravilhoso!!), mas morro de vontade de conhecer todos os outros. Acho que seria uma boa pedida, afinal que criança não ama/amou os Karas?
Indicação: a partir da terceira série.


E aí? Concordam comigo? Têm mais alguma indicação? Comentem!

7 comentários:

  1. Adorei sua lista, especialmente com Extraordinário (uma amiga minha já usou no estágio numa turma de sexto ano) e a série Os Karas! Mentirosos também é um livro que adoro, mas sabe que eu ainda não tinha pensado nele como um bom livro pra discutir na escola?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Legal sua amiga usar esse livro, achei muito útil, mesmo. Pois releia Mentirosos (é incrível mesmo, né?!) e perceba!
      Beijos, flor!

      Excluir
  2. Extraordinário não podia faltar, sério! rsrs Esse livro é maravilhoso, né?
    E eu tenho muita vontade de ler 'Os 13 Porquês' e 'Mentirosos'...
    Já leu 'A mais pua verdade', é maravilhoso também.
    Beijos

    http://myself-here1.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza incrível! Os 13 Porquês eu não curti muito, mas achei mais necessário que Mentirosos.
      Tenho muita curiosidade em ler A mais Pura Verdade, mas não estou podendo comprar agora. Mesmo assim, obrigada pela dica.
      Abraços!

      Excluir
  3. Realmente seria muito mais legal se esses livros fossem os obrigatórios na escola hahah
    Desses, eu só li Extraordinário e a série Os Karas e concordo muuuuuito que eles entrem nessa lista, são ótimos.
    Tenho muita curiosidade de ler Os 13 porquês e Mentirosos

    Beijos
    Colecionando Primaveras

    ResponderExcluir
  4. Extraordinário realmente iria despertar o gosto pela leitura em muitos alunos!
    Eu quando estava na escola e também na época de vestibular li muitos livro de autores brasileiros (a maioria obrigatórios para vestibular) e era a parte mais divertida de estudar para o vestibular em minha opinião hehe A Moreninha foi dos que mais marcou dessa época!
    Mas tem gente que não curte esse tipo de livro então a escola realmente devia ter meios alternativos para incentivar a leitura.

    www.pisandoemlegos.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...